Escrito por: Unknown domingo, 29 de dezembro de 2013

Ayo silver! Como estão chiquitos e chiquitas? Bem, se tem uma coisa que todo otaku faz - obviamente - é assistir animes. Você tá lá de boa, assistindo o seu anime preferido, comendo leite em pó com açúcar, e ai começa a parte mais esperada por você naquele momento, aquela cena épica da maior batalha que pode acontecer, montanhas sendo destruídas, o céu despedaçando, quando chega no próximo capítulo, BOOM! Lá está o personagem principal tirando férias no Caribe. E pelo jeito ele vai ficar lá pelo resto da temporada. Sim meus caros, é sobre filler que vamos falar. 


Filler é a coisa mais complicada já inventada na indústria de animes. A tradução da palavra "filler" é enchedor, preenchedor, e daí você já tira mais ou menos o que é. Quase todo o anime vem de um mangá, mas há casos que o inverso acontece, como Wolf's Rain (anime muito bom, recomendo e quando puder falo dele aqui) por exemplo. E os mangás são novelas (não novelas da Globo, ou novela mexicana do SBT), no caso, tem continuação cronológica no próximo capítulo. Quando, em algum momento do anime, foge dessa cronologia, é considerado filler. Todo mundo pensa que a culpa do filler é dou autor da obra. O que é extremamente errado. O autor nada tem a ver com o que a produtora faz, até porque ele tem que fazer o mangá. 

Como anime e mangá geralmente são semanais, não tem muito risco de rolar filler, mesmo rolando, mas, se o anime for semanal e o mangá mensal (como foi o caso de Fullmetal Alchemist), ai sim temos um problema, porque em algum momento vão se encontrar e o filler vai ser inevitável. Eu digo que o autor da obra não é culpado por esse desastre porque não é o autor que faz o design dos personagens do anime, e sim um mangaká contratado para copiar o traço do indivíduo. Quer um exemplo lógico: Cavaleiros do Zodíaco. Quem acompanha as duas obras sente uma nítida diferença no traço dos dois, sendo que o do anime é mais próximo do que estamos acostumados e o traço de Kurumada é mais próximo do traço de Ozamu Tezuka (deus do mangá e autor de obras como Astroboy, A Princesa e o Cavaleiro, Buda, entre outros). 

Nunca um anime é lançado imediatamente junto com o mangá, até porque você precisa ter o retorno financeiro da obra, se não render, não tem anime. O que evita filler logo de saída. Mas na maioria dos fillers, a produtora está trabalhando na continuação, e se não der tempo de lançar, vem o filler. O que resolveria de uma vez esse problema é uma antecipação do estúdio, como os mangakás fazem. Por exemplo: se hoje tiver nas bancas o volume 87 de One Piece, Eichiro Oda - autor da obra - já entregou para a Shueisha - editora dona da Shonen Jump, maior revista do ramo no mundo - até o volume 90, 91, por ai. O que as editoras poderiam fazer é entregar uma temporada completa para a emissora de TV com algumas semanas ou até meses de antecipação enquanto trabalham nas temporadas seguintes. Há autores que repudiam o filler, como Rumiko Takahashi - autora de grandes obras como Inuyasha e Ranma 1/2 - que decidiu não lançar NENHUM filler durante Inuyasha. Demorou tempo pra caramba pra terminar, mas os fãs agradeceram. De qualquer maneira, corram dos fillers, ou você quer ver o Naruto dançando ula-ula no meio da guerra ninja?
Eu digo que o autor da obra não é culpado por esse desastre porque não é o autor que faz o design dos personagens do anime, e sim um mangaká contratado para copiar o traço do indivíduo.
Pois é povo, tá chegando o fim de mais uma matéria, espero que tenham gostado e qualquer coisa dá o like na nossa página, a Argentina agradeçe. Tchau povo!

{ 1 comentários... leia abaixo ou adicione um }

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Eu ri na parte do leite em pó com açucar KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Regrinhas dos comentários:

- Não fale coisas feias
- Não anuncie outros blogs (a menos blogs parceiros, se quiser comentar com o Open ID também pode)
- Sempre que puder responda e faça o blog cada vez melhor!

Curta e siga!

Twitter's

Top' 5 da semana

Você é o número

Música' - Branime

Leiam no Wattpad

Leiam no Wattpad

- Copyright © Anime's -Anime's- Powered by Blogger - Designed by Alan Matos -