Escrito por: Unknown quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fala galerinha, como vão? Chegamos em 10.000 visitas! Depois de um ano de blog, com muitos hiatos, conseguimos chegar a 10k! E pra comemorar vou abrir uma sessão nova no blog, falar de uma coisa que todo mundo gosta, que é comida. E nós otakus, gostamos de comida, de preferência japonesa. Então nada melhor do que falar da história, o preparo e mostrar um pouco sobre os pratos traicionais do Japão. E hoje, um dos mais famosos, senão o mais famoso, sushi. 

O sushi é mais antigo do que muita gente imagina, sendo uma arte até o seu preparo. É feito baseado na conservação da carne de peixe em arroz temperado com vinagre. É ainda servido com vegetais, frutas e até ovo. No formato original, é bem antigo, mas o formato atual é de 200 anos pra cá, um pouco mais recente. Essa técnica de conservar o peixe no arroz com vinagre aparentemente veio do sudeste asiático, mas ainda é bem usada. 

O termo sushi é traduzido literalmente como "azedo" mais no contexto da comida fica como "risoto japonês". Essa técnica de colocar o arroz "embrulhando" o peixe (ou qualquer outro fruto do mar) nada mais é do que fermentação (já que o peixe é colocado cru, e comer carne crua é dose...). O vinagre quebra as proteínas em aminoácidos e muda o paladar, deixando bem gostoso.

Antigamente, depois do peixe fermentado, o arroz era jogado fora, sendo consumido apenas o peixe, mas conforme foi passando o tempo, esse costume foi mudando (o arroz também é um tipo especial, aquele que os grãos são bem pequenininhos). Depois de algum tempo que o vinagre entrou na mistura do sushi, o que melhorou o gosto e diminui o tempo da fermentação. Depois, já no finalzinho da Era Edo, o sushi muda o seu formato, porque na época era vendido em espécies de "fast-food de peixe cru" aonde o peixe não era fermentado direito por ser feito muito rápido. Pelo menos os peixes eram fresquinhos... 

Já falamos da parte boa, agora vamos falar para as pessoas que estão com medo de comer pensando que o sushi engorda. Podem ficar tranquilos, o sushi é extremamente saudável, com poucas calorias e muita proteína, mas na versão JAPONESA. Na versão ocidental (ou americanizada como queira chamar), os caras colocam maionese, creme de queijo, e um monte de outras coisas que destroem as tradições japonesas. Só que nem tudo são flores meus caros, o sushi ainda tem alguns riscos à saúde. 

Isso porque o peixe mais utilizado é o atum, e como ele manda na cadeia alimentar dele, os peixes menores que viram o seu lanchinho da tarde poder estar contaminados com mercúrio, o que pode contaminar a carde do atum e fazendo mal para nós. Fora o modo de preparo, sendo que os sushiman (pessoas que fazem sushi) não usam luvas, por que segundo eles muda o sabor do prato, mas isso pode contaminar a carne com "coliformes". 



O preparo do sushi é quase uma arte (ou é uma arte, dependendo de quem veja), sendo feito em quadradinhos milimetricamente cortados com perfeição, sendo servido em bandejas de plástico (sem esquecer do wasabi, a raiz forte que dá uma apimentada no prato). Existem muitas formas de sushi, sendo o mundialmente famoso o Edomae chirashizushi, aquele produzido na Era Edo. 
Depois, já no finalzinho da Era Edo, o sushi muda o seu formato, porque na época era vendido em espécies de "fast-food de peixe cru" aonde o peixe não era fermentado direito por ser feito muito rápido.
Valeu galera, espero que tenham gostado da matéria e deixem sua opinião sobre ela valeu? Tchau, até a próxima e rumo as 25 mil visitas!

Deixe seu comentário

Regrinhas dos comentários:

- Não fale coisas feias
- Não anuncie outros blogs (a menos blogs parceiros, se quiser comentar com o Open ID também pode)
- Sempre que puder responda e faça o blog cada vez melhor!

Subscrever para postar | Subscrever para Comentar

Curta e siga!

Twitter's

Top' 5 da semana

Você é o número

Música' - Branime

Leiam no Wattpad

Leiam no Wattpad

- Copyright © Anime's -Anime's- Powered by Blogger - Designed by Alan Matos -