Escrito por: Unknown quarta-feira, 31 de julho de 2013

Yo povo, de boa? Como tem passado? Então, eu tava pensando em mais coisas interessantes para falar no blog (que já tá virando uma revista eletrônica de animes, risos) e tenho que falar de temas variados. Eu falo muito nas postagens da Jump, mas ai me surgiu uma dúvida: a galera sabe o que é a Jump? Ou melhor perguntando: a galera sabe como funciona o mercado de mangás no Japão? Então pra galera que já sabe (e pra galera que não sabe) eu vou falar da maior revista de mangá semanal do mundo, o berço dos maiores sucessos dos últimos 30 anos. Com vocês, Shonen Jump!

Bem, alguns de vocês não sabem como funciona os mangás no Japão, então eu vou dar uma breve explicação: no Japão existem revistas especializadas em mangás, ou magazines como alguns chamam. Essas revistas são periódicas, mas nem todas tem o mesmo período, sendo umas semanais, quinzenais, mensais e bimestrais. Nessas revistas são publicados capítulos de vários mangás diferentes, mas sempre com a mesma linha de estilo seguida pela revista. Tem revista que só publica shonen, tem revista que só publica shoujo, tem revista que só publica hentai, e por ai vai. Depois de um certo tempo em publicação, quando um mangá chega em um certo números de capítulos, é feito o volume compilado, que dá mais lucro aos autores. 

A Shonen Jump é uma dessas revistas, e é publicada pela editora Shueisha. Mas ai você pensa: "o que a Jump tem de tão especial em relação as outras?". Bem, a Jump ela ficou famosa pelas suas pesquisas inovadoras. A revista entrou em circulação em junho de 68, e não tinha o formato que tem hoje. Na verdade a revista não tinha nem um foco dos mangás que seguiria. Então veio a maior sacada de marketing que uma editora do tipo poderia fazer, e o que com certeza mudou não só o rumo dos mangás, mas o rumo das vidas de todo mundo que vive a cultura otaku: uma pesquisa de campo. "Mas isso é normal, cadê o marketing nisso diretor?". Bem, foi uma pesquisa com palavras chave, que decidiram a linha de estilo dos mangás que seriam publicados, o estilo desses mangás e consequentemente esses mangás fazem parte da vida de milhões ao redor do mundo. As perguntas são: 

- Qual a palavra que mais acalenta o seu coração?
- Qual a palavra mais importante para você?
- Qual a palavra que você mais deseja?

A princípio essas palavras podem não fazer sentido de primeira, mas presta bem atenção nas respostas: Amizade, Esforço e Vitória. Bem, em uma rápida analisada, o que tem em comum em DBZ, Naruto, Bleach, One Piece, Yu Yu Hakusho e muitos outros títulos que foram (ou ainda são) lançados pela revista? Justamente essas palavras! Ou você acha que o Vegeta não daria a sua vida pelo Goku se não fosse a amizade? Ou o Luffy não se esforça ao máximo pra dar um sacode nos marinheiros? Ou o Naruto não procura a vitória na guerra ninja? Tudo isso influenciou na maneira como a revista viria a se portar daquele momento em diante, e fez desses mangás os maiores sucessos mundiais. 

Outra coisa que fez da revista um sucesso foi uma outra pesquisa, que foi tão boa que todas as outras revistas "kibaram". Uma pesquisa de popularidade, mas não da revista e sim dos mangás. A pesquisa funciona assim: No final de cada revista (que tem o tamanho de uma lista telefônica) o leitor responde de qual mangá ele mais gostou e manda de volta pelo correio para a revista. O mangá menos votado em duas semanas dá lugar a outro título, e o mais votado ganha mais lugar na capa e mais capítulos (se não me engano o máximo é de 2 capítulos por história), sendo assim justo com todo mundo. Na era de ouro dos mangás (nos anos noventa), a revista que contava com um dos maiores arrasa-quarteirão da história do planeta do Senhor Kaiô que era Dragon Ball Z, e vendia acreditem se quiserem, 6 milhões de exemplares POR SEMANA! Sim manolos, é por semana mesmo. Agora, depois do "fim do mangá", a revista vende meros 2 milhões de exemplares por semana, tipo, bem pouquinho, toda revista vende isso rapidinho... Hoje em dia a Jump é sinônimo de sucesso, shonens, animes mundialmente famosos e planejamento. 
Bem, foi uma pesquisa com palavras chave, que decidiram a linha de estilo dos mangás que seriam publicados, o estilo desses mangás e consequentemente esses mangás fazem parte da vida de milhões ao redor do mundo.
É galera, mais uma matéria acabando, espero que tenham gostado da matéria, deixem sua opinião  (ou não) e até o próximo fim do mundo!

{ 1 comentários... leia abaixo ou adicione um }

Regrinhas dos comentários:

- Não fale coisas feias
- Não anuncie outros blogs (a menos blogs parceiros, se quiser comentar com o Open ID também pode)
- Sempre que puder responda e faça o blog cada vez melhor!

Curta e siga!

Twitter's

Top' 5 da semana

Você é o número

Música' - Branime

Leiam no Wattpad

Leiam no Wattpad

- Copyright © Anime's -Anime's- Powered by Blogger - Designed by Alan Matos -